Moradores dos conjuntos habitacionais dos bairros Boa Vista I e II, na margem esquerda de Guarus, receberam, no último sábado (27), diversos serviços do programa Morar com Saúde, da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, que está em sua 15ª edição. A ação, que reúne atendimentos de diversas áreas de atuação do poder público, foi realizada na pracinha do Boa Vista I.
No local, os munícipes foram encaminhados para consultas com pediatra, clínico geral, psicólogo, dentista, além de vacinação (adultos e crianças). Também houve dispensação de medicamentos para aqueles que obtiveram indicação médica e coleta de exame de sangue, orientação sobre planejamento familiar, dentre outros.
Grávida de quatro meses do segundo filho, Débora Carla da Silva Batista, de 41 anos, esteve no local para atendimento odontológico e também para levar o filho Isaque, de 6 anos, ao pediatra, ao dentista, entre outros serviços. “Achei muito bom para mim e também para a comunidade. Estou grávida de alto risco e consegui fazer tudo o que preciso em um único lugar e no mesmo dia. Sou hipertensa e estava com a vida parada, mas hoje resolvi tudo o que precisa”, celebrou ela, que faz o pré-natal no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM).
Quem também buscou assistência médica e saiu satisfeito foi Natali Maia Pessanha, de 36 anos. “Foi muito bom esse atendimento. Eu tenho pressão alta, já me consultei com a clínica geral e também já peguei os medicamentos que ela recebeu”, disse. A moradora ainda aproveitou para adotar um gatinho, que recebeu o nome de Love. “Os filhos cresceram e, como agora somos eu e o marido, falei com ele que ia adotar e já estou levando para casa”, disse.
A adoção de cães e gatos e a aplicação da vacina antirrábica foram alguns dos serviços oferecidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e chamou a atenção de outros moradores, como a Silvana Batista da Silva e a filha Hillary, de 5 anos. “Ela sempre gostou de animais, mas nunca teve. Hoje se encantou com o gatinho, pediu e estamos levando”, contou ela ao lado da filha, que disparou: “Mãe, o nome dele será João”.
Criado em 2022 pela Secretaria de Governo (Segov) para levar os serviços do poder público para perto da população dos conjuntos habitacionais, o Morar com Saúde segue crescendo a cada edição. Além da estrutura de atendimento montada neste sábado, a coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, explica que há outros serviços, como a restrição e limpeza da área de lazer do bairro, instalação de iluminação de Led, feita pelas secretarias de Obras e Limpeza Pública, além do esgotamento das galerias de água pluvial executada pela Águas da Paraíba.
“O atendimento é muito bom. É uma avaliação extremamente positiva, pois as pessoas chegam cedo e daí temos uma noção de como vai transcorrer o projeto, mas é importante ressaltar que não é apenas essa estrutura de atendimento aqui. Já entramos com vários outros serviços, como o conserto dos brinquedos na área de lazer do bairro feito pela Secretaria de Obras, com iluminação de led, limpeza pública e o trabalho de correções das galerias pluviais feitas pela Águas do Paraíba, que é uma grande parceira” , disse Linda Mara, acrescentando que já foram realizadas, até a 14ª edição, 24 mil atendimentos.
“Só de vacina foram quatro mil pessoas imunizadas. Isso é muito importante, porque havia quatro mil pessoas que não tinham sido vacinadas. Pra gente isso não é só um número, significa que as pessoas estão sendo cuidadas”, disse a coordenadora do Morar com Saúde, Lina Mara Silva.
Serviços como credenciamento de estacionamento para idosos ou pessoas com deficiência, cartão de gratuidade para transporte público municipal, cadastro do cartão do SUS, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, esmaltação de unhas, projeto “Adote uma Árvore”, de controle do tabagismo , DST/Aids e hepatites virais, e o cuidado de pessoas com alergia alimentar também ganharam grande adesão nas últimas edições.
“Fumo desde os 12 anos, mas quero parar. Meu esposo já conseguiu parar e me incentivar muito. Estou buscando ajuda porque sozinha não estou conseguindo. Eu sei que esse abuso prejudica minha saúde”, relatou Michele Rangel da Silva, de 42 anos, que chegou a fumar duas carteiras de cigarro em um único dia. Ela se inscreveu no Programa de Controle do Tabagismo e vai iniciar o tratamento já na próxima quarta-feira.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138