sexta-feira, 31 de outubro de 2014

 

 

 

 

Chefe da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e esposa investigados por suspeita de corrupção

Publicado em: 23 de novembro de 2013 | Portalozk.com Campos-RJ | Comentar

SJB_capitao-tenente-luiz-carlos-da-silva-capitania-dos-portos-sao-joao-da-barra-rj1_pozk

O Portalozk.com apurou, com exclusividade, que o Capitão Tenente da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil — agência São João da Barra — Luiz Carlos da Silva e sua esposa, Ierecê de Castro e Sousa da Silva, foram denunciados por suspeita de corrupção. Os dois são investigados por supostas práticas ilícitas ferindo o artigo 310 do Código Penal Militar.

De acordo com informações obtidas pelo Portalozk.com , o Capitão Tenente Luiz Carlos da Silva, chefe da Capitania dos Portos agência São João da Barra, responsável por fazer cumprir as leis e os regulamentos marítimo-portuários, sobretudo no que diz respeito à segurança da navegação, no Complexo Portuário do Açu, no 5º Distrito sanjoanense, chegou ao município para chefiar a capitania em 29 de novembro de 2012 e, com três meses e meio a frente da instituição, veio o indício do suposto crime de corrupção, ferindo o artigo 310 do Código Penal Militar (leia abaixo).

O Capitão supostamente juntou-se, através de sua esposa Ierecê, a uma empresa já instalada em São João da Barra, a New Ocean Agenciamento e Transporte Marítimo Ltda. Em 13 de março de 2013, a senhora Ierecê se tornou sócia igualitária (50%) da empresa New Ocean, conforme consta no Contrato Social da empresa (abaixo).

SJB_contrato-social-parte1_pozk

A New Ocean nunca, antes desta sociedade com a senhora Ierecê de Castro e Sousa da Silva, fechou nenhum contrato com empresas para prestação de serviços no Complexo Portuário do Açu, área de atuação e fiscalização de seu marido, o Capitão Tenente Luiz Carlos. Porém, após esta alteração, consequentemente conseguiu vários serviços com as embarcações ‘Wantuil, Deus é Justo’ e ‘Rainha do Nilo’, trabalhando com valores até 180% maior do que os demais concorrentes. Há suspeita de que o Capitão teria, supostamente, pressionado empresas marítimas que já trabalhavam no Porto do Açu para conseguir trabalhos para a New Ocean. Ao longo deste ano, várias denúncias foram feitas na Marinha do Brasil e, somente agora foi adotada uma sindicância por parte das autoridades para apurar os fatos.

O Capitão Tenente Luiz Carlos da Silva continua no comando da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil — Agência São João da Barra –. Tentamos fazer contato com ele na quinta, sexta e neste sábado, mas não conseguimos êxito. Fica aberto o espaço para o Capitão Tenente Luiz Carlos da Silva, sua esposa Ierecê de Castro e Sousa da Silva e a empresa New Ocean abordarem o caso.

ENTENDA O CRIME
O Capitão Tenente da Marinha do Brasil agência São João da Barra Luiz Carlos, fere o artigo 310 do Decreto de Lei número 1.001, de 21 de outubro de 1969 do Código Penal Militar, Parte Geral, Livro Único, Título VII, dos crimes contra a administração Militar, Capítulo IV — Da Corrupção — Corrupção Passiva, que diz — participar, de modo ostensivo ou simulado, diretamente ou por interposta pessoa, em contrato, fornecimento ou concessão de qualquer serviço concernente à administração militar, sobre que deva informar ou exercer fiscalização em razão do ofício. Pena: Reclusão de dois a quatro anos. Parágrafo único: Na mesma pena, incorre quem adquire para si, direta ou indiretamente, ou por ato simulado, no todo ou em parte, bens ou efeitos em cuja administração, depósito, guarda fiscalização ou exame, deve intervir em razão de seu emprego ou função, ou entra em especulação de lucro ou interesse relativamente a esses bens ou efeitos.

NOTA ESCLARECIMENTO MARINHA DO BRASIL (24/11/2013)
“A respeito da notícia publicada no portal da internet “PORTALOZK”, em 23 de novembro de 2013, com o título: “Chefe da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e esposa investigados por suspeita de corrupção”, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, participa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), desde 21 de outubro, instaurou sindicância para investigar a denúncia de irregularidades na Agência da CPRJ em São João da Barra. O prazo para término da sindicância está previsto para o dia 9 de dezembro. Caso a sindicância comprove as irregularidades, será instaurado Inquérito Policial Militar, para posterior envio a Justiça Militar”.

21 comentários em “Chefe da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e esposa investigados por suspeita de corrupção

  1. ZÉ NINGUÉM

    Deve ter pedido tanta propina que levou o EIKE BATISTA à falência!
    Investiguem também MACAÉ. Deixo a dica, PATRÍCIA GALHARDO!

  2. negao

    E esses ae que sao os certinho da cidade, toma no ku ! pensa que so pobre sao safado ta cheio de fdp com grana em sao joao da barra que sao ,da msm laia e dao uma de bonzao tem tudo ,ganha bem precisa rouba tem que se f der!!!!!!!
    tinha uma pohhada de baba ovo , capitao toma no ku tinha que ir em cana um fdp dessse

  3. negao

    fd tem que fuder ganha bem ainda rouba ,tem uma pohhada em sao joao da barra as simn

  4. Luiz Carlos MANHÃES

    PARABÉNS E OBRIGADO A TODOS DEPOIMENTOS. MOSTRA CLARAMENTE QUE SÃO JOÃO DA BARRA NÃO TEM LUGAR PARA ESSE TIPO DE POSSOAS QUE ACHAM QUE PODEM TUDO E FAZER TUDO, QUE MINHA VOZ SEJÁ OUVIDA NOS QUATROS CANTOS DESSE PAÍS, PARA OS QUE COMETEM ESSE TIPO DE CRIME E OS QUE ESTÃO PESSANDO EM FAZE-LO PAREM. PORQUE EM TODO LUGAR SEMPRE TEM UM
    LULUCA.
    FIQUEM COM DEUS.

  5. luciane.souza

    o capitão vai sair de são joao da barra e vai responde pro se safado agora volta pra sua terra aquir em são joao da barra não asseitamos safado com vc vou pra sua terra longo

  6. Luiz

    Paulo Oliveira e o mesmo paulo da emater , se for esta explicado…..sem comentario….

  7. geraldo silva

    Esse Comandante achava que era o dono da verdade, que nada os atingia e que tudo podia fazer sem que nada pudesse acontecer.”Ah,nada dá errado,sou a autoridade e eu faço as leis marítimas”rsrsrsrsrs…A impunidade pode durar dias, meses ou até anos mais um dia as coisas são reveladas e nessas horas que o mesmo poderoso se vê desesperado, pensando em sua carreira que acaba de ser manchada pelos seus atos. Sabemos que a MARINHA DO BRASIL é uma instituição muito séria e aceitará esse tipo de conduta. Esperamos que esse senhor seja punido com rigor pois isto que ele fez é uma coisa muito séria, o mesmo utiliza o cargo para beneficiar a empresa de seu interesse e prejudica os demais que trabalham com dignidade. O auto escalão da MARINHA DO BRASIL deve de imediato tirar este corrupto da Capitania de São João da Barra, pois aqui não é lugar de safado. Para quem o denunciou meus parabéns pela coragem,pois servi a MARINHA DO BRASIL por 30 anos de serviços bem prestados e nunca aceitei os corruptos que ali existia.
    Parabéns ao Portal OZK pelo furo e que esta denúncia sirva de exemplo para outros militares que abusam do poder que tem.

  8. dil santos

    Do jeito que andam as coisas no Brasil, este procedimento ainda será considerado como o normal. E tem mais, este Capitão fez escola com algum superior, mas não deve ter ido a todas as aulas, pois meteu a mulher no meio e se deu mal, como em muitos outros casos que ja tomamos conhecimento anteriormente.

  9. Nilson Sanz

    Parabéns aos responsáveis pela reportagem. Muito bem elaborada e digna dos nossos cumprimentos. Que se prossiga com as investigações.

  10. Maria

    Certamente os culpados serão punidos no rigor da lei. Pois esta instituição militar é digníssima e não acolhe em seu seio corrupção de cunho algum. Diferente do que vivemos com a nossa classe política! Na Marinha do Brasil sõ ficam os bons!

  11. GENALDO LUIZ DE SOUZA

    SÃO TANTAS AS COISAS QUE ACONTECE NAS FORÇAS ARMADAS DESTE PAIS QUE MAIS UM ,MENOS UM,ACONTECIMENTO DESTES,NÃO VAI FAZER NENHUMA DIFERENÇA.QUAL SERIA O LUGAR NESTE PAIS QUE NÃO TEM CORRUPÇÃO?CONHECEM O CASO DO MENSALÃO? O MINISTRO DO SUPREMO QUE SE CUIDE ESTE CASO AINDA VAI DAR PANO PRA MANGA.

  12. Vapozeiro Brasileiro

    Eu,como marítimo sanjoanense fico triste e feliz ao mesmo tempo com essa situação. Essa mistura de sentimentos se deve pelo seguinte : Triste ao ver pessoas gananciosas querendo se dar bem a qualquer custo e manchando o nome da Marinha do Brasil e Feliz porque estão sendo investigadas essas irregularidades no setor marítimo no porto do Açú , onde empresas do ramo estão fazendo as coisas à sua maneira , ou seja, sem fiscalização. Por quê será ?

  13. Roberto dos Santos Silva

    Que vergonha tal Capitão, chega de corrupção nesse País. As autoridades superiores da Marinha tomem as providências para da resposta a sociedade.

  14. Paulo Roberto da Silva

    Isto é uma vergonha para esse tal Capitão, manchando o nome desta Instituição que é séria
    e com muita credibilidade no nosso País. Espero que as autoridades superiores da Marinha tome as devidas providências.

  15. D.Nascimento

    Só faltam dizer que o culpado dessa tramoia é o NECO… toimmmm

  16. GILSOM ARRUDA

    JÁ TIVEMOS TANTOS IGUAIS A ELES EM SJB, E O POVINHO NÃO APRENDE NÉ?

  17. geraldo

    servi a marinha por 30 anos, isso é inadimissivel, somos pagos para exercer nossas funções de forma digna e correta sempre em beneficios do bem, e não para manchar o nome de uma instituição séria que é a Marinha do Brasil, devera ser aberto uma sindicancia, caso haja indicio de crime, será aberto um inquerito policial militar.

  18. dininhonascimento

    “*voz verdade*”a cocada é boa mané :
    os importantes, poderosos tipo galinha dos ovos de ouro SÃO JOÃO da BARRA não pode parar.

  19. marianin ha

    Vai entender esse povo??? Esse ai o Tal Capitão, chegou a cidade cheio de MARRA, se achando!!! nunca GOSTEI DA SUA POSTURA, TÃO POUCO DA SUA ESPOSA, FAZER O QUE, c CAPITÃO É CAPITÃO, AUTORIDADE ; TEM UM BANDO DE OTÁRIO QUE QUANDO CHEGA FORASTEIRO SO FALTA LAMBER O C…Ú… ISSO NÃO É NADA… ISSO É ??
    EH AGORA,VAI ACABAR EM PIZZA,OU O CAPETÃO VAI VIRAR CAPITÃO,SEI LÁ???
    ETHA CIDADE PRA RECEBER ENCOSTO…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>