quarta-feira, 26 de novembro de 2014

 

 

 

 

São João da Barra terá minhocário para produção de húmus

Publicado em: 07 de julho de 2013 | Leonardo Ferreira | Comentar

SJB_secretario-agricultura-pedro-nilson1_pozk

A Prefeitura de São João da Barra, através da secretaria de Agricultura em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro implantará nos próximos dias, no Horto Municipal, uma Unidade Demonstrativa de Produção de Húmus. O local receberá a instalação de um amplo minhocário contendo todos os requisitos em tecnologias modernas para atender a agricultura familiar.

Segundo o secretário de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, o húmus é um produto orgânico de qualidade e riquíssimo em elementos nutritivos essenciais as plantas tendo em vista que o município possui em sua maioria solos de baixa produtividade.

“A falta de nutrientes no solo e o décifit hídrico são fatores limitantes na produção, por isso, estamos investindo nessa área”, disse. “Para o décifit hídrico o problema está sendo contornado através da divulgação e introdução de módulos econômicos de irrigação por micro aspersão em lavouras cultivadas e, no caso da fertilidade orienta-se a adubação orgânica como solução”, explicou.

A compostagem com a utilização de minhocas selecionadas para a decomposição da matéria orgânica (como é o caso da minhoca da Califórnia) em local apropriado (minhocário) vem se despontando como um método altamente eficaz para a produção de húmus.

De acordo com o Prefeito Neco, a instalação do minhocário, o tipo de resíduos utilizados na decomposição e o manejo do processo, estarão sendo demonstrados na área piloto do Horto Municipal aos agricultores interessados, assim como a disponibilização de assistência técnica direta aos produtores rurais.

Durante a última semana o secretário de Agricultura, Pedro Nilson, esteve participando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de uma reunião com o especialista em minhocultura Mauri Lima Filho para discutir detalhes metodológicos do projeto ideal para implantação do minhocário em São João da Barra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>